Grupos de Consumo Responsável planejam atuação nacional em rede

II encontro GCRs

Terminou no domingo (25 de Agosto), em Parelheiros, zona sul e rural da cidade de São Paulo, o II Encontro dos Grupos de Consumo Responsável. Estiveram presentes 16 grupos de consumo responsável de todas as regiões do país, além do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a cooperativa EITA e o Instituto Kairós, organizador da atividade.

Os debates aprofundaram o significado e as ações da Rede de Grupos de Consumo Responsável, que teve seu processo de criação iniciado em 2011. Definiu-se como objetivo da Rede a articulação dos grupos de consumo responsável para o fortalecimento de suas ações, além da troca de conhecimentos e experiências e a construção de ações conjuntas para práticas de comercialização e consumo responsável e para atuação política e formativa.

A troca de experiências e o debate sobre os desafios e conquistas dos grupos de consumo ocorreram nos três dias do encontro, que teve início na última sexta-feira (23/08). Dentre as experiências destacadas debatidas foram: estratégias de pedidos e entregas, com uso de softwares desenvolvidos especificamente para essa prática; organização de circuitos curtos com mais de 600 consumidores e produtores; atividades de assessoria técnica promovida por consumidores; desafios de uma campanha em massa para divulgar o consumo responsável de produtos da economia solidária, agroecologia e agricultura familiar; promoção local de atividades de divulgação, degustação e uso de produtos e debates entre produtores e consumidores.

A Rede tem como príncipio central a autogestão e, ao final do encontro, foram priorizadas ações e divididas as responsabilidades coletivamente. O primeiro passo para isso será a sistematização de características das experiências de cada grupo de consumo para troca de conhecimentos e tecnologias sociais, buscando o aprendizado mútuo. Em breve diversas informações estarão disponível na internet.

Participaram da atividade os seguintes grupos de consumo responsável:

Compras Coletivas Ecossolidárias (Florianópolis/SC), SISCOS (Alta Floresta/MT), Grupo Compras coletivas (Dourados/MS), Rede Ecológica (Rio de Janeiro/RJ), ComerAtivaMente (São Paulo/SP), Associação de Integração Campo Cidade – MICC (São Paulo/SP), Consumo Consciente ABC (S. Bernardo do Campo/SP), Rede Guandu (Piracicaba/SP), Direto da Roça (Piracicaba/SP), Trocas Verdes (Campinas/SP), Giramundo (Botucatu/SP), Rede Agroecológica Caiçara (Ubatuba/SP), Rede Terra Viva (Belo Horizonte/MG), RedeMoinho (Salvador/BA), Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica (Fortaleza/CE), Rede Tapiri (Manaus/AM).

O Encontro, organizado pelo Instituto Kairós, foi apoiado pelo projeto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE): “Produção e consumo responsável nas redes territoriais: cooperação, articulação federativa para o comércio justo e solidário¨, e realizado no Centro Paulus, na região de Parelheiros, São Paulo/SP.

 

4 Respostas para Grupos de Consumo Responsável planejam atuação nacional em rede

  1. Agnaldo Araujo 8 de janeiro de 2014 em 19:24 #

    Bom dia!

    Meu nome é Agnaldo, sou morador aqui da região do abc grande São Paulo, tenho interesse em desenvolver uma comunidade de consumo aqui na minha cidade Diadema.
    Gostaria de obter maiores informações como dar inicio nesse processo?

    grato

    • admin 14 de janeiro de 2014 em 12:14 #

      Olá Agnaldo, ficamos felizes pelo seu interesse!

      Para saber um pouco mais sobre Grupos de Consumo Responsável no Brasil e encontrar sugestões sobre como formar novos grupos o Instituto Kairós lançou a cartilha “Organização de Grupos de Consumo Responsável” que está disponível para donwload gratuito na página inicial do nosso site (é um daqueles ícones localizados na barra horizontal logo no início do site). Tente baixar a cartilha e entre em contato caso não consiga (11 3257-5100)
      Há um grupo atuante no ABC chamado “Consumo Consciente ABC”, visite o blog do grupo através do link: consumoconscienteabc.blogspot.com.br/. O email de contato do grupo é consumoconscienteabc@gmail.com. Acredito que eles poderão te ajudar compartilhando a experiência do que foi, para eles, os primeiros passos com relação a logística e também sobre os produtores da região que fornecem para o grupo.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e por favor dê notícias sobre os encaminhamentos dessa sua iniciativa.

      Abraços
      Juliana

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de comercialização reúne grupos de consumo responsável do país | Instituto Kairós - 17 de abril de 2014

    […] reencontro entre os grupos que haviam participado do II Encontro Nacional, realizado no mês agosto de 2013 em Parelheiros (São Paulo/SP) e a presença de novos coletivos […]

  2. Acervo sobre Grupos de Consumo Responsável | Instituto Kairós - 26 de maio de 2015

    […] II Encontro Nacional dos GCRs http://institutokairos.net/2013/08/ii-encontro-de-grupos-de-consumo-responsavel/ […]

Deixe uma resposta


*