Não há um grande repertório de experiências brasileiras de aplicação pedagógica do tema, ainda que se considere a existência e o desenvolvimento de projetos locais e pontuais que abordam, mesmo que tangencialmente, a questão do consumo responsável. No Estado de São Paulo, o Instituto Kairós vem atuando há quatro anos no sentido de divulgar, difundir e aprofundar – tanto no campo formal como no não formal – este tema, através do desenvolvimento de projetos educacionais como os que abordaremos na seqüência. Juntamente com o Kairós, vemos iniciativas de outras entidades não governamentais, de algumas secretarias de educação isoladas, bem como, projetos do Ministério da Justiça quando a abordagem é interativa com a temática de direitos do consumidor. O interessante é perceber a multiplicidade de metodologias e propostas, que podem ir desde campanhas de rádio como as desenvolvidas pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, quanto a eventos de debate e reflexão sobre os hábitos de consumo entre várias culturas, como o evento “Todas as Tribos”, promovido pelo Instituto Kairós, que reuniu comunidades indígenas e “urbanas” para discutir suas relações com os bens materiais, recursos naturais, e questões como o que é essencial e o que é considerado supérfluo para a sociedade atual e para a tradicional.

A experiência de São José dos Campos – SP

O Departamento de Educação Integrada da Secretaria de Educação de São José dos Campos, município do Estado de São Paulo, desde 1992, vem eivando esforços na área da educação para o consumo responsável, inserindo, formalmente, conceitos básicos sobre este tema nos componentes curriculares já existentes. Trata-se, portanto, de um exemplo, pioneiro, de política pública voltada à educação para o consumo responsável. A experiência acumulada pela rede municipal de ensino na aplicação deste tema supera qualquer outra rede de ensino público no país, quer pela dedicação com que o projeto se desenvolveu e se perpetuou durante os últimos 10 (dez) anos, quer pela qualidade do material compilado pelo projeto, tais como textos, atividades pedagógicas e avaliações como um todo.

Por meio de atividades informais como peças de teatro, jogos, visitas guiadas a supermercados, inserção de alguns capítulos em livros didáticos e revista em quadrinhos, a equipe técnica vem atuando junto à todas as escolas da rede através da formação de multiplicadores e da atuação direta com os grupos da educação fundamental e, mais recentemente, do ensino médio.

Curso “Consumo responsável e Sociedade Contemporânea”

Este projeto, realizado pelo Instituto Kairós em parceria com a Associação Palas Athena, prevê a realização continuada de cursos de capacitação de multiplicadores/educadores para a aplicação do tema Consumo Responsável. A primeira edição deste curso ocorreu de outubro a dezembro de 2003, e contou com a participação de vinte integrantes, em um grupo bastante heterogêneo o que contribuiu muito para a riqueza das discussões.

A metodologia aplicada objetiva a construção conjunta de conceitos relacionados à questão do consumo na sociedade contemporânea, sua evolução histórica e suas interfaces com a realidade sócio-ambiental, no intuito final de criar alternativas viáveis que possam ser aplicadas no dia a dia do consumidor responsável. Para alcançar estes objetivos, o curso foi dividido em 5 módulos temáticos, que são: Módulo I – Consumo Responsável, Cultura Contemporânea, Sociedade e Meio Ambiente; Módulo II – Consumo Responsável e Saúde Pessoal, Ambiental e Social, Módulo III – Consumo Responsável e os temas pertinentes (“Consumo Responsável e os meios de comunicação”, “Consumo Responsável e economia solidária” e “Consumo responsável e Lixo”); Módulo IV – Consumo Responsável e Protagonismo Social e, Módulo V – Consumo Responsável como ferramenta de intervenção sócio-ambiental – estudo de caso.


Projeto “Qualidade de Vida e Consumo Responsável”

A responsabilidade social e ambiental do setor produtivo é o princípio orientador do Projeto Consumo Responsável e Qualidade de Vida, desenvolvido pelo Instituto Kairós sob a coordenação de Maluh Barciotte, e, com patrocínio do Prolata. Um material didático, especialmente desenvolvido, serve de base para o desenvolvimento de oficinas de capacitação realizadas por monitores que buscam envolver efetivamente diretores, professores, alunos e comunidade nas discussões sobre qualidade de vida, consumo responsável/sustentável e minimização de resíduos. Estimula-se a continuidade deste trabalho, incentivando cada escola a construir o seu próprio modelo de sociedade sustentável e ação responsável a partir de cada realidade local.

Desta forma, trata-se de um projeto de capacitação de multiplicadores e difusão do tema para aplicação na educação formal. Como resultados, podemos dizer que de junho de 2000 a novembro de 2003 foram realizadas cerca de 1.200 oficinas envolvendo de forma direta cerca de 24.000 professores e de forma indireta muitos alunos, suas famílias e comunidade. Estes professores são atendidos sem nenhum custo, no seu próprio local de trabalho e sempre que possível, dentro dos horários de estudo e trabalho coletivo dos professores da rede pública. Desta forma os professores podem realizar as atividades propostas em horário remunerado, facilitando e estimulando a participação de todos os interessados, o que contribui efetivamente com a melhoria do ensino público.