O Instituto Kairós nasceu do encontro de idéias, expectativas, conflitos e sonhos diante de um mundo contraditório, com tantos desequilíbrios e ao mesmo tempo, com tantas possibilidades…

Afinal, qual é o papel de cada um de nós na sociedade? Até que ponto nossa vida pessoal e nossos desejos estão dissociados da realidade socioambiental na qual estamos inseridos? Queremos ser protagonistas ou espectadores do mundo que nos cerca?

Estas perguntas são muito importantes diante do grande desafio que temos na nossa frente… E a resposta do Kairós é a ação em nome da responsabilidade. É a valorização e a vivência da possibilidade da atitude ética e conseqüente, enfim, é a construção conjunta de uma nova perspectiva social e ambiental.
Nesse contexto, o Instituto Kairós se propõe a:
– Promover a reflexão sobre a complexidade das relações entre indivíduo, ambiente, cultura e contemporaneidade;
– Promover o consumo responsável através da reflexão crítica e da difusão da “informação inteligente”;
– Promover ações de protagonismo social através do desenvolvimento de uma cultura participativa e emancipatória;

O Instituto Kairós é composto de um corpo diretivo de quatro membros, de um Conselho Fiscal e de um Conselho Consultivo, que funcionam organicamente em uma estrutura horizontal de gestão e tomada de decisões participativa.

Para atingir os objetivos acima expostos, atuamos a partir de quatro eixos interligados:
a) Advocacy. Participação em fóruns, redes e coletivos reunidos em torno de movimentos convergentes com a proposta do instituto tais como: economia solidária, ambientalismo, Comércio Justo e Cultura de Paz.
b) Cursos – Educação. Desenvolvimento de intervenções educacionais junto a públicos diversos, mais especificamente: formação continuada de professores nas áreas da educação ambiental, educação para o consumo responsável e educação para cultura de paz; educação popular junto a lideranças comunitárias e associações de bairro; formação técnica e política de grupos produtivos da economia solidária para os princípios do cooperativismo e do Comércio Justo, e, realização de cursos livres relacionados aos temas objeto do Instituto.
c) Material Didático. Desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos diversos, desde manuais pedagógicos direcionados a professores, passando por vídeos e jogos pedagógicos, até cartilhas explicativas de conceitos para produtores e ou associações de bairro.
d) Grupos de compra coletiva, solidária e ecológica. Fomento e organização de grupos de compra coletiva a partir dos critérios socioambientais na escolha dos fornecedores (produtores), em especial os empreendimentos da Economia Solidária e Comércio Justo.

Categories: