Coletiva de imprensa e café da manhã orgânico apresentam o tema:

A água e a agricultura orgânica, quem pode produzir água de qualidade?

A AAO – Associação de Agricultura Orgânica e o Instituto Kairós de Ética e Atuação Responsável convidam os jornalistas para a sua coletiva de imprensa, em São Paulo (SP), na manhã do dia 4 de junho, quarta-feira, entre as 9h e as 12h, na Umapaz (Parque Ibirapuera, na Av. IV Centenário, 1.268 – Portão 7-A para pedestres. Para estacionar, portão 7 Av. República do Líbano, zona azul).

A coletiva será realizada por ocasião da maior feira de produtos orgânicos da América Latina, a BioBrazil Fair/Biofach América Latina, que também ocorrerá no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão da Bienal, entre os dias 4 e 7 de junho.

O tema central da coletiva, que reunirá vários especialistas, entre técnicos e produtores rurais, será “A água e a agricultura orgânica – quem pode produzir água de qualidade?”.

Após o evento, haverá, além de um café da manhã orgânico, o lançamento da primeira semente de milho orgânica certificada, por parte da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O lançamento da variedade Al Avaré – produzida pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e certificada pelo IBD (Instituto de Biodinâmica) – contará com a presença da secretária de Agricultura paulista, Mônika Bergamaschi, que também estará à disposição dos jornalistas para a coletiva.

“Na safra 2014/2015 as sementes orgânicas já estarão à disposição dos produtores rurais, em mais uma ação do São Paulo Orgânico, projeto do governo estadual de incentivo à produção orgânica”, diz a secretária de Agricultura paulista.

Abaixo, a programação completa da coletiva sobre água e do lançamento do milho Al Avaré.

8h30 – Credenciamento

9h – Quais os impactos da produção agroindustrial convencional no solo e no consumo de água?
Carlos Armênio Kauthonian
Engenheiro agrônomo, professor-doutor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP (Esalq/USP), em Piracicaba (SP), nas áreas de agroecologia e agricultura orgânica.

9h30 – O que o Ministério da Agricultura tem feito no estímulo à produção de água e como tem tentado minimizar o impacto do alto consumo e a poluição da água provocada pela produção convencional?
Marcelo Laurino
Engenheiro agrônomo e fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e coordenador da Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo.

10h – Como a agricultura orgânica pode, na prática, produzir água de qualidade?
A experiência de um produtor orgânico, que é também produtor de água.
José Bassit
Produtor orgânico, proprietário de agroindústria orgânica e vice-presidente da AAO – Associação de Agricultura Orgânica

10h30 – Como o Protocolo Guarapiranga Sustentável de Boas Práticas (Parceria entre Governo do Estado e Município de São Paulo) tem estimulado a conversão dos produtores e os resultados na produção de água na região?
Paulo Coutinho
Produtor orgânico e membro da Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores de Água Limpa de São Paulo)

11h – PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) como uma política de incentivo à conservação ambiental – aprendizagens do Projeto Mina D’Água de Proteção às Nascentes e ​Ações do Guarapiranga Sustentável
Araci Kamiyama
Engenheira agrônoma e técnica da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo

11h30 – Secretaria de Agricultura lança a primeira semente orgânica de milho do Brasil Mônika Bergamaschi
Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

11h30 às 12h – Café da manhã orgânico

Serviço
Promoção: AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Instituto Kairós
Apoio: Muda-SP, Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica do Município de São Paulo, Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, Umapaz

Dia: 4 de Junho de 2014
Horário: 9h às 12h
Local: Umapaz – Parque Ibirapuera
Avenida IV Centenário, 1.268 – Portão 7 A para pedestres e para estacionar portão 7 Av. República do Líbano, zona azul.

Informações para a imprensa:
Marcio Stanziani – Secretário Executivo – AAO
Tels. (11)9 6864-4349 ou 11-3875-2625
marcio@aao.org.br

Categories: