“Consumo como intervenção – Um olhar sobre as experiências de consumo coletivo no Brasil”

Por que fazer este projeto?

Entendemos que a educação para o consumo responsável é uma ação fundamental para promover a reflexão crítica das pessoas acerca das consequências sociais e ambientais que os atuais padrões de produção e consumo adotados em nossa sociedade acarretam. Porém, para que as transformações aconteçam, é necessário desenvolvermos novas formas de produzir, comercializar e consumir, como já acontece em diversas experiências pelo Brasil afora, no campo da economia solidária, agroecologia, entre outros movimentos.
Os Grupos de Consumo Responsável (GCRs) são um exemplo disto. São experiências de consumidores organizados que se propõem a fazer do seu ato de compra um ato político, visando à sustentabilidade da própria experiência e o bem-estar do planeta.
Desta forma, desde 2005, o Instituto Kairós vem atuando junto a diversos parceiros no fomento ao desenvolvimento de experiências de Consumo Coletivo na cidade de São Paulo e, mais recentemente, na Paraíba e no Ceará. Tivemos a oportunidade de conhecer outras experiências similares que acontecem em diversos lugares do país e que carregam traços bastante semelhantes de organização, intenção e proposta de atuação. Entretanto, percebemos também que a comunicação e a troca entre estas experiências ainda é bastante escassa, e que muito temos a ganhar e nos fortalecer a partir desta aproximação.

Confira abaixo o material completo.

Kairós-GCR-Roteiro

Kairós-GCR-Desenho

Kairós-GCR-texto

Categories: