Criando um Grupo de Consumo Responsável: Um passo a passo para começar a estabelecer um GCR

Criando um Grupo de Consumo Responsável: Um passo a passo para começar a estabelecer um GCR

Os grupos de consumo responsável (GCR) são iniciativas de pessoas organizadas para acessar produtos que estejam alinhados com seus valores, representando uma alternativa aos principais canais de comercialização do mercado.

Esta cartilha foi desenvolvida a partir das experiências e reflexões de pessoas que atuam em diferentes GCR, articulados na Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável. O Instituto Kairós já havia publicado material sobre o tema em 2011, com abordagem mais conceitual. A versão atualizada, lança agora um olhar cuidadoso para a prática, apresentando questões concretas envolvidas na organização de um GCR e alternativas para enfrentá-las. O objetivo é propor ferramentas e explicações sobre como formar um GCR. Seus elementos foram pensados para abranger ao máximo as necessidades do leitor, mas todos os passos podem e devem ser adaptados à realidade local.

O conteúdo está dividido em duas partes, o presente documento e uma extensão virtual que será lançada em breve. O material impresso explora de maneira mais sucinta a criação de um GCR. A versão digital visa aprofundar e complementar informações, curiosidades e exemplos relacionados à formação de um GCR.


ELABORAÇÃO DE TEXTOS
Guilherme Calabró
Morgane Retière

REVISÃO DE TEXTOS
Marina Kater-Calabró
Juliana Gonçalves
Thais Mascarenhas

PROJETO GRÁFICO E ILUSTRAÇÕES
Julia Contreiras

REALIZAÇÃO
Instituto Terra Mater
Instituto Kairós
Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Previdência Social

Categories: