O ano de 2013 foi intenso e mobilizou uma grande energia para buscar transformações necessárias no setor alimentar.
Abaixo, compartilhamos algumas ações de destaque que foram realizadas, ao longo do ano de 2013, pela Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e parceiros.

RETROSPECTIVA 2013

2 de fevereiro – Curso de Formação para os Integrantes e colaboradores dos Comitês da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida no Estado de São Paulo.  http://www.youtube.com/watch?v=ieaS6B1F8J0

18 de março – Debate Cidade de São Paulo: do Consumo de Alimentos com Pesticidas ao Cultivo Agroecológico na Casa da Cidade, conjuntamente com produtores e representantes sociais.

26 de março – Presença e mesa de divulgação da campanha no Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Produção orgânica e Desenvolvimento de Agroecologia na ALESP.

7 a 15 de Abril – Semana de mobilização contra os venenos nos alimentos e pela promoção da agricultura urbana

A Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida completou dois anos de atuação no dia sete de abril de 2013 e para marcar a data promoveu o evento Semeando na Cidade, Sem Veneno e pela Vida, contando com o apoio dos parceiros: Frente Parlamentar Pela Sustentabilidade da Câmara Municipal paulistana, Frente Parlamentar pela Agroecologia da Assembléia Estadual de São Paulo, Instituto Kairós, Hortelões Urbanos, Coolmeia São Paulo, Instituto de Defesa do Consumidos, Revolução da Colher, Movimento Boa Praça, Fórum Social de São Paulo, Cineclube Socioambiental Crisantempo e Casa da Cidade. Foram realizadas muitas ações para mobilizar a população, como mutirões em hortas urbanas,  rodas de conversa, sessões de cinema, oficinas e o encerramento com um seminário na Câmara Municipal no dia 15/04, ocasião em que os vereadores foram acionados para aprovarem projetos de lei que endurecem o combate aos venenos e incentivam a produção saudável e justa. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ui2QP37jdlg#!

11 de abril – Cinedebate no Cineclube Crisantempo com a estréia em SP do filme Brasil Orgânico, mediando a conversa entre o público e as diretoras do longa.

13 de maio – Debate entre Ricardo Young  e Fábio Feldman – A Nova Relação com o Ambiente – no Auditório do Santa Cruz, com co-organização do evento e participação na mesa de entrevistadores.

15 de maio – Cine Agrário, sessão de filmes e debate com alunos universitários, organizado pelo Laboratório de Geografia Agrária na USP, com participação na mesa de debatedores junto com Silvio Tendler e Larissa Mies.

17 de maio – Participação no FOOD REVOLUTIONS DAY, evento mundial de promoção de atividades que visam a reflexão sobre o ato de nos alimentarmos e a promoção do resgate à prática culinária.

21 a 24 de maio – Participação nas atividades na Câmara Municipal Paulistana, junto com AAO, Kairós e 5 Elementos, debatendo a Plataforma de Agricultura Orgânica da Cidade de São Paulo e os passos para desenvolver a agroecologia. Vídeo Produzido em São Paulo sobre a plataforma http://www.youtube.com/watch?v=h9XUU_yj7v4&feature=c4-overview&list=UUu3NpQtluaHZqXtcjQswIvQ

25 de maio – Marcha Mundial Contra a Monsanto na Avenida Paulista, com banca da campanha, intervenções, caminhada, panfletagem e protesto em frente a sede da ANVISA.

1 e 2 de junho – Presença na Virada Cultural Paulistana com um espaço no estande da Saúde e do Jornal Madalena SP na Feira da Pompéia, com instalação educativa, panfletagem e divulgação da Campanha.

4 de junho – Participação no II Seminário de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente da CUT Brasil, com a apresentação da campanha e troca de idéias com representantes dos movimentos sociais.

agrotoxico3 a 7 de junho – Colaboração na Semana Terra, Alimento e Liberdade, composta por 5 dias de seminário e atividades na USP. Em destaque o dia 4 com a apresentação da prof. Larissa Mies, integrante da Campanha aqui em São Paulo.

5 de junho – Debate ao vivo sobre o modelo de produção e consumo de alimentos no programa Cliqueligue da TVT especial do dia do meio ambiente http://www.youtube.com/watch?v=YLyPFK7g2Ls

12 de junho – Gravação de depoimentos para o filme O Veneno Está na Mesa II, com a equipe de Silvio Tendler.

13 de junho – Participação da mesa de discussão no relançamento, na ALESP, das Frentes Parlamentares pela Reforma Agrária e pela Segurança Alimentar e Nutricional.

23 de junho – Parceria na realização do segundo Arraiá Sem Veneno na Casa Jaya, com feira agroecológica, barraca da campanha e atividades educativas.

27 a 30 de junho – Biofair Brasil – feira nacional de orgânicos na Bienal do Ibirapuera, com panfletagem e divulgação da campanha no espaço da AAO e apoio na divulgação da Plataforma Orgânica.

29 e 30 de junho – Evento Sabor de São Paulo em parceria com Slow Food no Parque da Água Branca, com rodas de conversa, venda de produtos sem veneno, distribuição de panfletos e instalação da campanha no pavilhão expositivo. .http://www.sabordesaopaulo.com.br/webforms/

Ao longo do mês de junho – Participação nas manifestações sociais nas ruas de São Paulo, divulgando mensagens, distribuindo panfletos e conversando com as pessoas sobre o modelo de produção, distribuição e consumo de alimentos no país.

18 de agosto – Presença no estande da Saúde e do Madalena SP na tradicional Feira Cultural da Vila Madalena, por onde circulam milhares de pessoas a cada edição anual,  distribuindo panfletos, expondo materiais e conversando com o público.

12 a 14 de setembro – 2 espaços no Congresso Internacional de Nutrição Funcional, sendo um deles o estande da campanha, com instalações, materiais informativos, atendimento ao público de nutricionistas e venda de produtos sem veneno e o outro um local com mesas e cadeiras em que realizamos atividades contínuas, como oficinas de culinária viva e de plantio caseiro. http://blogs.estadao.com.br/alimentos-organicos/oficinas-organicas-e-veganas-de-pizza-trufa-e-cultivo-no-congresso-de-nutricao-funcional-que-comeca-hoje/

12 a 16 outubro – Primeiro Encontro do MUDA –SP, Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo, no CCSP, promovendo um conjunto de atividades que transformou o local em um ambiente de convívio solidário, com uma cozinha ao ar livre para oficinas de culinária, mutirões e oficinas de plantio, homenagem e premiação dos produtores rurais do entorno da cidade, feiras de troca e um seminário abordando o ciclo completo do alimento, do solo até o prato. http://blogs.estadao.com.br/alimentos-organicos/movimento-que-comeca-neste-sabado-quer-transformar-a-relacao-do-paulistano-com-a-alimentacao-e-com-a-metropole/ e materia sobre o MUDA-SP na TVT http://www.tvt.org.br/watch.php?id=14896&category=197

19 de outubro – Primeiro Encontro dos Profissionais de Comunicação sobre Alimentação na Câmara Municipal de São Paulo, participando com palestra e debate.

31 de outubro – Cinedebate sobre o filme Pontal do Buriti – Brincando na Chuva de Veneno no Cineclube Crisantempo, promovendo a reflexão sobre a tragédia do caso da pulverização aérea de veneno em uma escola de Goiás, onde o agronegócio impera. http://www.youtube.com/watch?v=qHQdWwZcGlg

7 de novembro – Parceria na realização do primeiro DISCO XEPA, evento gastronômico organizado pelo Slowfood no restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, visando chamar a atenção para o desperdício de alimentos e o sistema de produção e distribuição predominantes no país. Toda a ceia, para cerca de 300 pessoas, foi preparada com sobras de feiras e supermercados. Tivemos uma mesa da campanha + MUDA-SP com materiais informativos. Divulgamos no guia de Estado de São Paulo! https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1417066091857331&set=a.1406838719546735.1073741829.1404606969769910&type=1&theater

09 e 10 de novembro – Debate no II Fórum Social de São Paulo (FSSP), no CÉU Casa Blanca, na Vila das Belezas, Zona Sul de São Paulo, também tivemos um pequeno espaço na mesa do MST para expor nossos materiais da campanha. https://www.youtube.com/watch?v=5GAeSnjzuu0

29 de novembro – Cinedebate sobre o filme Pontal do Buriti – Brincando na Chuva de Veneno no Centro Cultural Vrinda, com a integração com as ações e propostas dos parceiros da Revolução da Colher

29 de novembro – Participação no evento Pizzarau Permacultural, com banca da campanha e do MUDA-SP, conversa com as pessoas, projeção de filmes e venda de produtos sem veneno.

3 de dezembro – Lançamento da publicação do Relatório de Direitos Humanos no Brasil 2013 no SESC Consolação, com uma mesa da campanha e participação com artigos escritos por integrantes da campanha sobre a violação do direito a uma alimentação segura e a saúde.

6 de dezembro – Posse no conselho consultivo da CNTU, Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários, em seminário sobre as campanhas apoiadas pela organização, entre elas a que visa frear o uso de venenos nos alimentos.

9 de dezembro – Recebimento de troféu no Quarto Prêmio CINE B, iniciativa do Sindicato dos Bancários que leva filmes brasileiros gratuitamente para comunidades, reconhecendo as entidades, pessoas e diretores de cinema que contribuem para disseminar os elementos da nossa cultura e promover a relexão. http://cineb.spbancarios.com.br/?p=5937

19 de dezembro –Publicação de matéria na revista Superinteressante sobre os danos dos agrotóxicos à saúde, colaborando com a pauta. http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/qual-a-quantidade-que-cada-pessoa-pode-consumir-de-agrotoxico/

Ao longo do mês de dezembro – Desenvolvimento de proposta de emenda parlamentar para o orçamento de 2014 do município de São Paulo, destinando recursos para a segurança alimentar e a agroecologia, com apresentação na câmara municipal, entrega de documentos e articulação de apoio junto as Frentes pela Sustentabilidade e do Meio Ambiente.

Aprovação confirmada – Autor: vereador Ricardo Young Destino: Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras
Objetivo: Apoio à Supervisão de Abastecimento para ampliação do Movimento de Agroecologia do município, com atividades educativas, e disseminação de conhecimento sobre o tema.
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 100.000,00 http://vereadorespps.blogspot.com.br/2013/12/vereadores-aprovam-orcamento-2014-com.html

Ao longo do ano de 2013 – Participação em seminários, rodas de conversa, feiras orgânicas, mutirões de plantio, criação de hortas urbanas, reuniões com representantes do poder púbico executivo e legislativo, presença em atividades na Assembléia Legislativa Paulista e na Câmara dos Vereadores Paulistana, integração de comitês e grupos de trabalho, apoio aos comitês de cidades do estado de São Paulo, redação de artigos, produção de material gráfico, produção de material audiovisual, registro de atividades, divulgação de informações e eventos, articulação com movimentos e ações no setor, co-criação do MUDA-SP, Movimento Urbano de Agroecologia, contato com a coordenação nacional, atendimento às solicitações recebidas e recebimento e envio contínuos de emails através do endereço: contraosagrotoxicossp@uol.com.br .

FONTE: Comitê Paulista da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Contatos:
contraosagrotoxicossp@uol.com.br
www.contraosagrotoxicos.org
http://www.facebook.com/pages/Campanha-Permanente-Contra-os-Agrot%C3%B3xicos-e-Pela-Vida/322664477841067

Categories: