http://caritas.org.br/novo/2011/04/27/mobilizacao-ocupa-congresso-bandeira-da-economia-solidaria/

A manifestação pela economia solidária levou ontem (26) ao Congresso Nacional cerca de 100 trabalhadoras/es da economia solidária, que esticaram a imensa bandeira da economia solidária no hall do anexo II da Câmara dos Deputados, fizeram uma grande roda da ciranda e dialogaram com os parlamentares da casa.

A atividade foi organizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) em conjunto com a organização das atividades do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária (CFES) e do Brasil Local, programas desenvolvidos pela Cáritas Brasileira, e ocorreu em conjunto com a reunião da Comissão Tripartite de discussão sobre o Projeto de Lei (PL) 865/2011.

A mobilização teve início com uma grande ciranda em cima da bandeira da economia solidária, continuou com a organização de uma Feira de Trocas e a apresentação dos produtos e serviços vindos de cada canto do país.

Na sequência foram distribuídos os panfletos, instrumento de mobilização junto aos parlamentares e dadas as coordenadas para abordagem e ocupação do Congresso, a casa do povo.

O objetivo da mobilização foi sensibilizar os parlamentares frente a situação da política nacional de economia solidária com o PL 865, para que seja preservada a identidade e a proposta de um desenvolvimento justo, solidário e sustentável, através dos acúmulos do movimento com a II CONAES e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Política Nacional de Economia Solidária.

Para que não haja a submissão das políticas de economia solidária ao microempreendedorismo, a posição do FBES, até o momento, é de retirada das atribuições da economia solidária do PL e a abertura de diálogos e debates no país através de audiências públicas nos estados.

Ao final, todas as trabalhoras/es da economia solidária se encontraram com os demais representantes do FBES reunidos na sala da comissão de trabalho para troca dos trabalhos desenvolvidos nesta tarde na Câmara dos Deputados.

Fonte: Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES)

Categories: