Terminou no domingo (25 de Agosto), em Parelheiros, zona sul e rural da cidade de São Paulo, o II Encontro dos Grupos de Consumo Responsável. Estiveram presentes 16 grupos de consumo responsável de todas as regiões do país, além do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a cooperativa EITA e o Instituto Kairós, organizador da atividade.
Os debates aprofundaram o significado e as ações da Rede de Grupos de Consumo Responsável, que teve seu processo de criação iniciado em 2011. Definiu-se como objetivo da Rede a articulação dos grupos de consumo responsável para o fortalecimento de suas ações, além da troca de conhecimentos e experiências e a construção de ações conjuntas para práticas de comercialização e consumo responsável e para atuação política e formativa.
A troca de experiências e o debate sobre os desafios e conquistas dos grupos de consumo ocorreram nos três dias do encontro, que teve início na última sexta-feira (23/08). Dentre as experiências destacadas debatidas foram: estratégias de pedidos e entregas, com uso de softwares desenvolvidos especificamente para essa prática; organização de circuitos curtos com mais de 600 consumidores e produtores; atividades de assessoria técnica promovida por consumidores; desafios de uma campanha em massa para divulgar o consumo responsável de produtos da economia solidária, agroecologia e agricultura familiar; promoção local de atividades de divulgação, degustação e uso de produtos e debates entre produtores e consumidores.
A Rede tem como príncipio central a autogestão e, ao final do encontro, foram priorizadas ações e divididas as responsabilidades coletivamente. O primeiro passo para isso será a sistematização de características das experiências de cada grupo de consumo para troca de conhecimentos e tecnologias sociais, buscando o aprendizado mútuo. Em breve diversas informações estarão disponível na internet.
Participaram da atividade os seguintes grupos de consumo responsável:
Compras Coletivas Ecossolidárias (Florianópolis/SC), SISCOS (Alta Floresta/MT), Grupo Compras coletivas (Dourados/MS), Rede Ecológica (Rio de Janeiro/RJ), ComerAtivaMente (São Paulo/SP), Associação de Integração Campo Cidade – MICC (São Paulo/SP), Consumo Consciente ABC (S. Bernardo do Campo/SP), Rede Guandu (Piracicaba/SP), Direto da Roça (Piracicaba/SP), Trocas Verdes (Campinas/SP), Giramundo (Botucatu/SP), Rede Agroecológica Caiçara (Ubatuba/SP), Rede Terra Viva (Belo Horizonte/MG), RedeMoinho (Salvador/BA), Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica (Fortaleza/CE), Rede Tapiri (Manaus/AM).
O Encontro, organizado pelo Instituto Kairós, foi apoiado pelo projeto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE): “Produção e consumo responsável nas redes territoriais: cooperação, articulação federativa para o comércio justo e solidário¨, e realizado no Centro Paulus, na região de Parelheiros, São Paulo/SP.