O envolvimento dos consumidores na discussão das cadeias produtivas têm revelado experiências criativas, onde
consumir é um ato político. Um exemplo disso é a atuação dos grupos de consumo responsável que entendem o consumo de produtos agroecológicos, da agricultura familiar e da economia solidária como apoio ao fortalecimento de outro modo de produção. Além disso, os grupos promovem diversas atividades educativas.
 
Desde 2011, algumas iniciativas integram o processo de construção da Rede Nacional de Grupos de Consumo Responsável, que conta hoje com mais de 20 grupos espalhados pelo país e também com a articulação e apoio do Instituto Kairós.
 
O vídeo produzido pelo Kairós em parceria com o MudaTV apresenta práticas no campo e na cidade que vão sendo costuradas por depoimentos de alguns participantes dessa Rede. Propõe um debate sobre a maneira como consumimos e aborda formas alternativas em que é possível conhecer a origem dos nossos alimentos, acessar produtos de qualidade a um preço justo, garantir melhor remuneração ao produtor, enfim….fazer parte de uma relação diferente entre quem consome e quem produz.

Assista o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1OiMdvwEVR8