São mais de cem produtos agroecológicos oferecidos direto ao consumidor, apresentações culturais típicas do Sul do Brasil, lançamento e mostra de vídeos.
A oitava edição do Encontro da Rede Ecovida terá a tradicional Feira de Saberes e Sabores, montada em um espaço de 1000 m2, na Praça da Cidadania, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Serão oferecidos mais de 100 tipos de produtos alimentícios frescos e processados, como frutas, grãos, geleias, temperos, ervas medicinais, queijos, vinhos, chás e sucos. Todos os itens são orgânicos e foram certificados pelo sistema de certificação participativa da Rede Ecovida. Cerca de 15 toneladas de produtos estão a caminho de Florianópolis, vindas dos diversos territórios do Sul do Brasil onde a Rede está presente.
A Feira é uma excelente oportunidade de conhecer a diversidade de alimentos que a agroecologia é capaz de produzir, experimentar novos sabores e perceber que gosto e saúde caminham juntos. Os estandes também exibirão as belezas da cestaria e da tecelagem feita com fibras naturais e as tradicionais rendas locais.
Desde os tempos antigos, as feira são espaços de trocas, onde é possível conhecer a cultura daquele artesão ou agricultor, ouvir histórias, trocar receitas, marcar encontros. Nessa relação sem intermediários ganham o consumidor e o agricultor, que podem aumentar a conexão entre o mundo rural e o urbano, criar e estreitar vínculos mais solidários por uma agricultura local, limpa e justa. No intuito de favorecer vendas maiores, todos os produtores associados da Rede Ecovida estão aptos a negociar com grandes compradores de alimentos. São potenciais clientes os gestores de compras públicas, entidades sociais, restaurantes, lanchonetes, cafés e empórios, que podem obter preços mais vantajosos através da negociação direta com o produtor orgânico.
Chefes de cozinha ligados ao Movimento Slow Food, que atua na preservação de alimentos, vão criar pratos com matérias primas catarinenses, como o pinhão, a farinha de mandioca polvilhada e o berbigão. No dia 29, haverá o lançamento do vídeo “Velho Engenho Novo”, realizado pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, mostrando os Engenhos que compõem uma Rede de valorização dos espaços de memória e de trabalho através da agroecologia, gastronomia e turismo.
O coquetel de lançamento tem a presença dos músicos que compuseram a trilha sonora do filme e um quitute especial: beijú de farinha de mandioca com pasta de berbigão, uma delícia típica da cultura das comunidades catarinenses.
E como a agroecologia também abarca as riquezas da cultura local,diversas atrações da música e do folclore do Sul do país vão alegrar os três dias de encontro, na Praça da Cidadania, UFSC. Na programação da Feira, o típico Boi-de-Mamão com o grupo Arreda Boi, o Coral Giracoro, os músicos João Amado e François Muleka e mostra de vídeos. Ao lado, no Centro de Cultura e Eventos, a Sonora Parceria toca na abertura do evento (28/05)
Serviço
Feira de Sabores e Saberes
28 de maio à tarde, dia 29 o dia todo, dia 30 pela manhã, na Praça da Cidadania, UFSC
Contatos com a imprensa:
Tatiana Achcar
cel 48 99149034
comunicacao@ecovida.org.br